A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

Sou uma mulher transexual de Lisboa, Portugal, onde nasci e cresci. Neste espaço poderá encontrar pensamentos, reflexões e comentários inerentes à minha vida como mulher trans. Seja benvind@ ao meu cantinho.

terça-feira, outubro 04, 2011

Comunicado do Grupo Transexual Portugal: Sonegação de informação em Coimbra

Desde a primeira notícia sobre as cirurgias de correcção de sexo em Coimbra que o grupo Transexual Portugal tem aguardado com expectativa a libertação de informação pertinente sobre as mesmas, facto que até à data não aconteceu.

Nesse sentido, o grupo Transexual Portugal, confrontado com a falta de informação disponibilizada e pensando no interesse e direitos das pessoas transexuais portuguesas, enviou no dia 13 de Setembro de 2011 04:24 o seguinte email dirigido ao Dr. António Reis Marques com questões que várias pessoas transexuais consideraram ser importantes:


"O Grupo Transexual Portugal vem por este meio felicitar a iniciativa dos HUC em dar continuidade às cirurgias de redesignação de sexo paradas desde a reforma do Dr. Décio.

Não obstante, a ausência de informação mais pormenorizada sobre a iniciativa e sobre as cirurgias propriamente ditas, leva a que tenham sido formuladas algumas questões, sobre as quais agradecemos resposta pormenorizada.

As questões levantadas por pessoas transexuais que se encontram em várias fases do processo são as seguintes:

- Considerando as inovações trazidas pelo Dr. Décio no campo destas cirurgias, nomeadamente nas FtM, traduzidas num acréscimo real de qualidade no resultado final, qual a razão da decisão de não se ter dado continuidade a este trabalho?

- No actual momento de crise económica, não ficou mais caro ir-se ao estrangeiro receber formação em vez de se dar continuidade ao trabalho nacional que tão bons resultados tinha apresentado na qualidade final?

- A que país foram, especificamente, aprender as técnicas cirúrgicas e que especialistas foram? Sabe-se que existem três ginecologistas, três urologistas, três cirurgiões plásticos mas não se sabe quem são estes especialistas nem quais deles foram.

- Com que especialistas estrangeiros foi recebida essa formação? Quanto tempo durou?

- Considerando a existência de várias técnicas existentes com variados resultados de qualidade, que técnica foi aprendida na formação?

- Em que medida essas técnicas inovam as usadas nacionalmente num acrescento de qualidade final ou em que medida essas técnicas mantêm a qualidade nacional, nomeadamente nos grandes e pequenos lábios no caso das neovaginas, e nos excertos para o pénis no outro caso? E em relação à lubrificação das neovaginas que ficavam com alguma, embora pouca?

- Que critérios estão na origem da selecção feita pelos HUC para as cirurgias? São baseadas na antiguidade ou existem outros critérios?

- Próteses mamárias, como vai ser para quem deseje iniciar os procedimentos cirúrgicos por aí? Um caso concreto: uma pessoa tem expansores e encontra-se a aguardar as próteses "definitivas". Como deve proceder? É contactada? Deve contactar? Contactar quem?


Agradecendo antecipadamente
Pelo Grupo Transexual Portugal
Eduarda Santos e Lara Crespo
"


Encontramo-nos já em Outubro e não obtivémos resposta até à data, pelo que o Grupo Transexual Portugal considera:

- Uma grave falta de ética e de moral o estar-se a sonegar informação pertinente sobre cirurgias a que as pessoas transexuais que assim o desejem se vão submeter.

- O estar-se a esconder a informação pode dar azo a dúvidas sobre as mesmas e sobre os profissionais que as vão realizar, não reflectindo a clareza e transparência que estes processos deviam ter.

O Grupo Transexual Portugal exorta todas as pessoas transexuais a, quando forem chamadas a Coimbra, insistirem na resposta a estas e outras dúvidas que possam ter, sendo que na recusa da disponibilização das mesmas, a apresentarem queixa devido à recusa em facultar a informação que considerem necessária.

O grupo Transexual Portugal exorta também as pessoas transexuais para que não se submetam a estas cirurgias enquanto a informação que considerem necessária não seja disponibilizada, bem como à denúncia pública destas situações.

Temos direito à informação sobre toda e qualquer cirurgia a que voluntariamente nos vamos submeter e não abdicaremos desse direito nem aceitaremos placidamente a sonegação do mesmo.

Pelo Grupo Transexual Portugal
Eduarda Santos e Lara Crespo