A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

Sou uma mulher transexual de Lisboa, Portugal, onde nasci e cresci. Neste espaço poderá encontrar pensamentos, reflexões e comentários inerentes à minha vida como mulher trans. Seja benvind@ ao meu cantinho.

domingo, junho 01, 2008

As histórias de Amor têm um final triste...


Já há muito tempo que ando para escrever sobre o Amor. Sobre histórias de Amor. Sobre uma dessas histórias em particular. A de uma linda mulher Transexual de seu nome Calpernia Addams e de um jovem soldado chamado Barry Winchell. Esta história deu um filme, de seu nome "Soldier's Girl", e tornou-se numa referência para todos aqueles que o viram.

E assim foi para mim também. Sempre acreditei (ou quis acreditar) que as histórias de Amor existem, que existe a nossa alma-gémea, que um dia encontramos o nosso príncipe encantado e que somos felizes para sempre. Infelizmente não é assim a realidade, e Calpernia é uma prova viva do sofrimento que o Amor nos pode causar. Ela amava Barry. Barry amava-a. E foi brutalmente assassinado por causa disso. Por amar uma pessoa que não devia. Uma mulher Transexual.

Não vou adiantar muito mais sobre esta história triste de Amor, pois assim tiraria quase todo o conteúdo dramático a quem estiver interessado em vê-lo. Apenas vos adianto que passei emocionalmente de um extremo a outro enquanto visionava "Soldier's Girl". E sentia o que Calpernia sentia, e no final, tentava controlar em mim as lágrimas que ela chorava, imaginando se tal coisa me acontecesse a mim. A mim, Lara, também mulher Transexual.


Feliz ou infelizmente, nunca vivi uma história de Amor. Tive os meus amores platónicos, meia dúzia de namorados, e nada mais. Agora que estou já numa nova fase da minha vida, vejo que, se calhar, foi bom tal nunca me ter acontecido. E não me ir acontecer. Talvez porque já não acredito em príncipes, talvez porque já não acredito em almas-gémeas, talvez porque já não acredite no Amor para mim.

Sou um Estigma. Isso é uma realidade. Calpernia sofreu, e muito, mas conseguiu dar a volta por cima. É uma conhecida actriz e activista Trans entre outras coisas nos EUA, e soube lidar com o Estigma. Talvez eu não saiba. Talvez não tenha a coragem necessária para enfrentar tanta coisa que acontece na minha vida ao mesmo tempo.

Barry amava Calpernia tal e qual como ela era. Uma mulher Transexual. Eu nunca encontrei um homem que me amasse como eu sou. Uma mulher Transexual. Talvez seja azar meu, mas também é a minha realidade. E é com ela que morrerei um dia. Dentro de umas semanas passarei a ter 37 anos. Nunca pensei cá chegar. Talvez isso queira dizer algo.

Mas, em relação ao Amor, nada quererá dizer. Porque, tal como o título deste post, acredito agora que as histórias de Amor têm um final triste...

"Soldier's Girl" Trailer

2 Comments:

Blogger Liliana Carvalho Lopes said...

Eu descobri recentemente esse filme, mas não consigo arranjar na net para ver...
Mas pelo trailer dá para ver já uma óptima história com total entrega das personagens!

outubro 16, 2008 11:25 da manhã  
Blogger Miguel said...

Acabei de ver esse filme e, ao ver tratar-se de uma história verídica senti curiosidade em saber algo mais sobre ela, vindo por isso descobrir este seu espaço bastante interessante e a merecer novas visitas de forma a conhecer um pouco mais de um universo ainda pouco conhecido em Portugal, num país que se diz sem preconceitos. O filme é bastante bom, de uma intensidade dramática e, pelo que vi, perfeitamente actual. Também eu estou recém escaldado por uma história de amor que não deu certo, mas quero continuar a acreditar que nem todas têm de acabar assim. Há sempre um amanhã para quem acredita, repito-o todos os dias embora algumas vezes sem grande convicção, mas só assim encontro razão para continuar a acordar. Espero que um dia também encontre esse amanhã. Boa sorte.

setembro 05, 2010 7:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home