A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

Sou uma mulher transexual de Lisboa, Portugal, onde nasci e cresci. Neste espaço poderá encontrar pensamentos, reflexões e comentários inerentes à minha vida como mulher trans. Seja benvind@ ao meu cantinho.

terça-feira, agosto 07, 2007

Lara, Muta ou Tacita...


Não sabia se existia alguma ninfa ou deusa com o meu nome, mas a curiosidade levou-me a procurar hoje no Dicionário de Mitologia Grega e Romana de Joël Schmidt, editado pelas Edições 70, 1997, o significado de Lara (ou seja, o nome que escolhi para mim e com o qual única e exclusivamente me identifico).

O meu espanto foi grande, pois realmente existe! E como em qualquer mitologia, nada é totalmente bom ou mau, aqui vos deixo o excerto que se refere a Lara.

"Lara. Deusa romana do Silêncio, Lara, que tem por vezes os sobrenomes de Muta ou Tacita, é a heroína de uma lenda contada por Ovídio nos Fastos.
Ninfa do Almo, ribeira que desagua no Tibre, ela recusou ceder às ordens de Júpiter. Ele ordenara às divindades das ribeiras que o ajudassem a raptar Juturna, por quem estava apaixonado. Pior que isso, Lara foi contar todos os projectos do galante Júpiter a Juno e a Juturna.
Irritado, o deus arrancou-lhe a língua e ordenou a Mercúrio que conduzisse aquela tagarela aos Infernos. Durante o caminho, o deus seduziu-a e fez dela a mãe dos Lares.
Lara é considerada, pelos Romanos, ao mesmo tempo deusa da Maledicência e uma das divindades do silêncio eterno, a Morte."

Por curiosidade fui procurar na Wikipédia em Inglês a lenda de Lara, e, apesar de semelhanças na sua história, muitas mais são as diferenças. Aqui fica a tradução, com o respectivo link original AQUI.

"Larunda (ou Larunde, Laranda, Lara) era uma Náiade ou ninfa, filha do rio Almo na Mitologia Romana. Ela era famosa tanto pela sua beleza como pela sua loquacidade - uma característica que os seus pais tentaram refrear. Ela era incapaz de guardar segredos, e assim revelou à esposa de Júpiter, Juno, o seu caso com Juturna (ninfa companheira de Larunda, e esposa de Janus). Por atraiçoar a sua confiança, Júpiter cortou a língua de Lara e ordenou a Mercúrio, o mensageiro, que a conduzisse a Averno, a entrada do Mundo Infernal e reino de Plutão. Mercúrio, no entanto, apaixonou-se por Larunda e fez amor com ela no caminho. Lara então tornou-se a mãe de duas crianças, conhecidas como Lares, deuses invisíveis guardiões dos lares. Mas ela teve que permanecer escondida numa casa nos bosques para que Júpiter não a encontrasse."

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bonita história com o teu nome :)

Já agora, essa foto tua deste "post" está maravilhosa ;)

Beijos grandes de saudades*

agosto 12, 2007 7:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá Lara,
o meu nome é Lara e andava à procura do significado do meu/nosso nome quando encontrei o teu blog.
Nao conheco muita gente c o nosso nome entao lembrei-me de te deixar um beijinho.
Tudo de bom e muita luz

Lara Arez

novembro 27, 2007 4:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola lara obrigado nao sabia qual o significado do meu nome tao lindo "Lara" kkkkkk + e lindo mesmo ne que legal e nome de uma deusa.

novembro 05, 2008 3:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Entre tantas Lara's vim so informar que publiquei as palavras de Lara K na wikipédia sem por nem tirar.

Vou so acrescentar a informação aqui que Lara foi promovida a Deusa por ser mãe dos filhos de Hermes e seu castigo foi "aligeirado" tornando-se Deusa do Silêncio.

março 07, 2009 10:28 da tarde  
Blogger Ci said...

Pôxa!Você foi a pessoa que me deu a melhor versão sobre a toponímia de Lara..que será o nome da minha filha...forte a história né? Mas sei que de uma coisa é certa ela será sempre muito amada sempre...
Tudo de bom pra vc...
Cinara:)

julho 26, 2010 2:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home