A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

Sou uma mulher transexual de Lisboa, Portugal, onde nasci e cresci. Neste espaço poderá encontrar pensamentos, reflexões e comentários inerentes à minha vida como mulher trans. Seja benvind@ ao meu cantinho.

sexta-feira, julho 11, 2008

3ª Marcha Orgulho LGBT no Porto


Realiza-se a 12 de Julho de 2008, pelo terceiro ano consecutivo na cidade invicta, a Marcha do Orgulho LGBT no Porto, organizada por diferentes colectivos LGBT e outros movimentos sociais.

Esta Marcha tem origem nos acontecimentos de Stonewall Inn em Nova Iorque, E.U.A., local onde no dia 28 de Junho de 1969, Drag Queens e Transexuais entre outros, se insurgiram contra a opressão e violência repetida das forças da autoridade. Desde essa data que um pouco por todo o mundo a luta GLBT foi-se organizando. O movimento celebra o orgulho de não ser oprimido, promove um mundo mais diverso, mundo esse onde sejamos todos seres humanos de pleno direito independentemente das nossas orientações sexuais e identidades de género.

Hoje mais que nunca, torna-se imperativo prosseguir com esta iniciativa que visa despertar a participação cívica fomentando uma cultura política e social de igualdade, tanta o a nível cívico como legal.

Acima de tudo este é o momento de dizer BASTA!

Basta de transfobia, bifobia e homofobia, basta de todas estas e outras fobias serem motivo de tanta discriminação e violência, por vezes fatal, basta recordar Gisberta Salce Júnior e mais recentemente Luna.

Neste ano Europeu do Diálogo Intercultural, queremos mais uma vez sair para a rua e reafirmar a nossa identidade enquanto cidadãos e cidadãs. Não vamos ser votados ao esquecimento, à marginalização, à guetização e à violência nas suas formas mais brutais. Exigimos o respeito pela diferença, e a erradicação de todas as formas de discriminação, com vista a uma sociedade mais justa e igualitária.

Todos e todas, percorremos caminhos diferentes, mas convergimos hoje em torno de um objectivo comum. E é na procura de convergências cada vez mais alargadas e inclusivas, que vimos convidar-vos a participar na 3ª Marcha do Orgulho LGBT no Porto.

Realiza-se dia 12 de Julho às 15h, partindo da Praça da República, junto do Governo Civil, e terminando na Praça Humberto Delgado, frente à Câmara Municipal de Porto, onde será feita a leitura do Manifesto em sessão pública.

Gostaríamos de poder contar com a vossa participação neste evento. Por um mundo melhor!