A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

Sou uma mulher transexual de Lisboa, Portugal, onde nasci e cresci. Neste espaço poderá encontrar pensamentos, reflexões e comentários inerentes à minha vida como mulher trans. Seja benvind@ ao meu cantinho.

domingo, janeiro 21, 2018

Cem por cento Mulher?!


Há muitos anos, e até muito recentemente, que oiço (ou leio) certo tipo de afirmações que me fazem uma certa confusão. A mais comum e sobre a qual vou escrever é: "Eu nunca vou ser (ou eu não sou) cem por cento mulher". 

Mas, afinal, o que é que isto quer dizer? O que é ser-se cem por cento mulher? As mulheres não são todas iguais, há umas mais mulheres que as outras? 

Quando mulheres trans vêm com esta conversa, o argumento delas é pura e simplesmente biológico, o que não faz sentido, nem corresponde à realidade de qualquer das formas. Baseiam-se ou na parte cromossomática, ou na capacidade de gerar filhos. 

Ter-se uma composição cromossomática XX ou XY - para não falar aqui das pessoas intersexo (com composições cromossomáticas XXY, por exemplo) - não implica que se esteja a falar de uma mulher e de um homem. Se assim fosse, estaríamos a negar a existência das pessoas trans e a fazer de conta que as hormonas que nos correm nas veias não contam para nada. Sim, porque uma mulher trans será XY e poderá ter predominância de hormonas masculinas como a testosterona, ou não - digo poderá ter, porque eu própria, como mulher trans, nunca tive um faseamento hormonal correspondente a um homem. Desde a primeira vez que fiz análises específicas para contagem hormonal, AINDA SEM fazer qualquer tipo de tratamento de substituição hormonal, que os meus valores de testosterona, por exemplo, eram idênticos a uma mulher e não a um homem. Cada mulher, seja trans ou cis é totalmente diferente de outra, não só na sua essência, mas igualmente na quantidade de hormonas masculinas e femininas que lhe correm no sangue. Isto faz diversidade, não faz de umas mais mulheres que as outras. 

Em relação a poder gerar filhos então, é uma questão ridícula. Eu sou uma mulher trans, logo não tenho um aparelho reprodutor feminino, deve ser o que elas pensam. E depois? Poder ter filhos faz de mim mais ou menos mulher que as outras? Basta ver os milhares de mulheres cis que não podem gerar um filho. Umas porque não têm útero - tive uma colega de escola que era uma mulher cis e nasceu sem útero, apesar de ter todo o resto do aparelho reprodutor, outras, como uma mulher cis muito querida e simpática com quem me correspondi durante anos, que nasceu sem vagina, tendo que, aos 16 anos, fazer uma cirurgia de correcção genital - praticamente igual à que as mulheres trans que o querem fazem. Isto faz destas duas mulheres menos mulheres que as outras? E estou a dar dois exemplos extremos. Há uma imensidade de mulheres cis que não podem ter filhos, seja por descontroles hormonais, seja por uma miríade de factores que nunca mais acaba. 

E para se ser uma mulher tem que se poder gerar filhos? Há tanta criança para adoptar, adoptem! Seria o que eu teria feito se quisesse ter um ou uma filho/a. 

Logo, e para terminar, NÃO HÁ NEM MULHERES NEM HOMENS A CEM POR CENTO. Há pessoas, seres humanos, que na sua essência são mulheres, ou são homens, ou são outras coisas quaisquer. Já chega deste discurso ridículo, patologizante e diminuidor do "ser-se mulher (ou homem, já agora) a cem por cento. Vivam sem preconceitos em relação a vocês e aos outros. A vida tem muito mais sabor assim, feita desta mistura de que todas e todos somos feitos. 

 Lara Crespo, 20 de Janeiro de 2018 - (Inicialmente publicado no Facebook)

Fotografia © Pedro Medeiros, 2014

1 Comments:

Anonymous Sonia Faria said...

Concordo contigo Lara. Antes de qualquer coisa é importante questionarmos o que é ser-se mulher e/ou ser-se homem. Se ser mulher é sermos tudo o que a sociedade exige de nós então nenhuma de nós é 100% mulher. Ou porque somos muito altas, muito baixas, muito gordas ou magras, porque não cozinhamos, porque entendemos de computadores, porque nao usamos saltos ou nao pintamos as unhas, porque não nascemos com uma vagina, porque não nascemos com utero, porque usamos cabelo curto.... Nenhuma de nós é 100% mulher!
Somos pessoas, com um corpo com o qual podemos ou não identificar-nos. Algumas coisas podemos mudar, outras não. Mas no fim é isso que somos. Pessoas.

janeiro 21, 2018 1:41 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home