A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

Sou uma mulher transexual de Lisboa, Portugal, onde nasci e cresci. Neste espaço poderá encontrar pensamentos, reflexões e comentários inerentes à minha vida como mulher trans. Seja benvind@ ao meu cantinho.

sábado, outubro 27, 2007

Kylie e o flagelo do cancro da mama

Começo este post por agradecer todos os (muitos) emails que recebi e o comment da Mente Assumida a desejarem-me muitas coisas boas e que retornasse a estas páginas. Muito obrigada a tod@s sem excepção.

E, nada melhor do que dar as boas vindas ao regresso de uma Mulher que muito admiro pela sua coragem, postura, profissionalismo e carisma (além de ser geminiana como eu!), Kylie Minogue.

Quando tudo parecia contra ela - os diagnósticos médicos não eram os melhores, ela estava demasiado fraca para combater a doença, etc. - eis que Kylie dá uma reviravolta e luta com todas as suas forças contra o terrível e temível cancro da mama de que padecia.

Recuperada, agora, ela volta com um novo visual, muy Marilyn Monroe, e uma estética puramente deliciosa dos anos 50, misturada com os novos materiais do século XXI.

Como podem observar pela foto que se encontra aqui, entre outras no seu site, Kylie é agora uma nova mulher, como acredito piamente que qualquer mulher das tantas, infelizmente, que lutam contra este mal pelo mundo fora, rejuvenesçam a sua alma quando vencem.

Mas nem todas vencem, e conheço vários casos, como tod@s vocês devem conhecer, de mulheres DE TODAS AS IDADES a quem foi diagnosticado cancro da mama. E eu, apesar de não ter nascido biologicamente mulher, já passei a minha quota parte de terror quando, há uns tempos atrás, fiz a palpação do meu (pouco) peito e me deparei com dois nódulos: um grande e um pequeno. Em pânico fui ter com o meu endocrinologista na altura, que me mandou fazer todos os exames possíveis: análise ao sangue para detecção de tumores (atenção que tumores podem ser benignos ou malignos e só neste último caso serão cancro), mamografia e ecografia mamária.

Andei em pânico os dias que duraram até ter os resultados. Mas a médica que me fez a ecografia mamária avisou-me logo que, não só não lhe parecia mais nada além das fibroses criadas pelo desenvolvimento das glândulas mamárias, como no caso das mulheres Transexuais se costuma e deveria optar por próteses mamárias o mais cedo possível, de forma a decrescer a quantidade de estrogéneo ingerido, e consequentemente a possibilidade de desenvolver cancro. Eu tive MUITA sorte. Não era mesmo nada, além de glândulas inchadas e duras.

Como já o fiz anteriormente, dedico este post a TODAS as Pessoas (sim, porque os HOMENS TAMBÉM DESENVOLVEM CANCRO DA MAMA), que sofrem ou sofreram deste mal.

Quem tem dúvidas ou necessita de aconselhamento, tem o link por baixo do Laço Rosa aqui ao lado. Este link pertence à Liga Portuguesa Contra o Cancro, e vai ter directamente à secção dedicada ao cancro da mama. Como informação, deixo-vos um excerto de texto de um jornal norte-americano sobre este flagelo entre TODA a população, com o respectivo link para poderem ler tudinho:

"[USA] [News/Health] Battling breast cancer
Excerpt: The Mautner project is another resource for information about breast cancer and other health issues.
The group also encourages research about the health problems faced by transgender people.
"We don't know what the hormones' effect will be on breast tissue," she said.
Transgendered men who have undergone a mastectomy still have breast tissue, warned Knoll Larkin, health and human services coordinator for Affirmations in Ferndale. "They will still need to do breast self exams."
After three months, transgender women who take estrogen should start doing breast self-exams, he said." - Retirado DAQUI

E, para descontrair um bocadinho e terminar da melhor forma este post, deixo-vos com o novo single da "nova" Kylie - Fabuloso e Fabulosa! Absolutely Fabulous!

Beijos

Kylie Minogue - "2 Hearts"