A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

Sou uma mulher transexual de Lisboa, Portugal, onde nasci e cresci. Neste espaço poderá encontrar pensamentos, reflexões e comentários inerentes à minha vida como mulher trans. Seja benvind@ ao meu cantinho.

sábado, setembro 01, 2007

"As Tardes da Júlia", e o futuro...


Mais uma semana que passou, e que começou bastante bem, melhor do que eu esperava. Fui convidada, mais três meninas, a ir ao programa da TVI, "As Tardes da Júlia", falar sobre a minha experiência pessoal enquanto Transexual Feminina ou Mulher Transexual.

Confesso que estava muito nervosa, apesar de não ser o meu primeiro directo, mas fui tão bem tratada por toda a equipa, desde a produção, aos jornalistas, à maquilhadora e à cabeleireira, e pela própria Júlia Pinheiro, que tudo se tornou fácil (entre aspas, pois nunca é fácil falar de nós e do facto de sermos umas proscritas sociais).


Como ainda não tive hipótese de ver como saiu, pois apenas um amigo gravou, falo apenas da experiência de estar lá, com uma audiência exclusivamente feminina no plateau. E eu senti-me bem ali, relaxada quando entrei em directo, plena de consciência e das minhas razões. Apesar da mágoa que sentia no peito e que todos os dias me faz lembrar de quem sou. E da minha dor.

Espero que o feedback tenha sido bom e que a minha experiência, bem como das outras três convidadas, Eduarda, Verónica e Débora, possam contribuir para ajudar tanta miúda que anda aí perdida em si e no mundo, sem saber o que fazer. Eu tenho tentado ajudar no que posso. Sei que o meu caminho nesta vida passa por aí. Ajudar os outros. Só não consigo ajudar-me a mim própria. O que acho que é natural.

E enquanto o fim da minha caminhada aqui não chega (sei que está próximo), vou lutando como posso, ajudando como posso. Só espero que a grande maioria das Mulheres Transexuais que irão ler isto não o vejam como o assumir de uma derrota. Muito antes pelo contrário. Vocês têm que lutar o mais que possam pelo vosso direito a uma vida digna, a um amor, a uma grande felicidade. O que eu escrevo de mim são os desabafos de alguém que não teve a mesma sorte que vocês irão ter.

Mas lembrem-se sempre: lutem pela vossa felicidade, passe ela por onde passar, pois se vocês não o fizerem, ninguém o fará por vocês.

Obrigada pelos feedbacks que tive e por me continuarem a ler.

Lara

4 Comments:

Blogger Divinius said...

SÓ TENS QUE SER TU...OS QUE MAL PENSAM SÃO UNS TRISTES!
MAS COMO TUDO NA VIDA...O TEMPO DEPOIS ACABA POR FAZER "JUSTIÇA"

Abraço)

setembro 01, 2007 8:46 da manhã  
Blogger S.M. said...

Ora bolas, estive de férias e não pude ver o programa...vou tentar arranjar a gravação...
Beijinhos

setembro 03, 2007 5:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá!
Acho que já "tropecamos" pelo HJM uma vez ;) è verdade, passamos anos e anos na espera, anos e anos em avaliaçoes medicas, chegasse a um ponto que ja se torna mais que rotina e nunca mais chega o ponto em que vamos abrir o correio e abrimos uma carta da ordem dos medicos com uma resposta positiva! Mas um dia, chegamos la ! é mesmo isso, nao parar de lutar, nao baixar os braços ! Tambem estive nas Tardes da Julia, no mesmo dia que passou a reportagem do Steph onde so falaram de trans ftm! um grande beijo e muita força ;)

outubro 03, 2007 3:11 da tarde  
Blogger Professor Helder said...

Olá Lara. Sou um Homem casado, que respeita e muito as mulheres que tomaram como opção de vida a tua. és corajosa e revelaste-te ainda mais ao ires ao programa. Estava eu de férias quando te vi nas tardes da Júlia. Chamaste-me logo à atenção. Só hoje pude descobrir o teu blog. Admiro-te. Mereces ter sucesso. Não desanimes. Quando se fecha uma porta abre-se uma janela. Bjs

outubro 09, 2007 11:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home